ETAPAS PARA ORGANIZAR UM EVENTO: 3 ESTÁGIOS DE CRESCIMENTO

O amadurecimento é um movimento orgânico - seja ele de pessoas, de empresas ou de processos. Cresce-se a partir de novos conhecimentos, experiências, trocas. Isso se aplica, também, no momento de organizar um evento.

Neste artigo, você vai conhecer os 3 estágios básicos da maturação para se sair bem na organização do evento. Confira.

 

3 ESTÁGIOS DE CRESCIMENTO AO ORGANIZAR UM EVENTO

<strong>CRIAÇÃO</strong>

CRIAÇÃO

Para criar e organizar um evento de sucesso, é preciso se basear em dados concretos, não apenas em ideias abstratas. Por isso, é fundamental considerar questões como orçamento, público, objetivo e proposta. O orçamento vai nortear seu processo decisório, assim como o conhecimento sobre o target da ação em questão. Definir um objetivo claro, que possa ser posteriormente mensurado, é crucial para que o público compreenda o que é o evento e para que você possa verificar o ROI (retorno sobre o investimento) da ação. Nessa hora, pesquisar e fazer benchmarking pode ajudar bastante. Busque por eventos similares que já tenham sido realizados ou ações que tiveram o mesmo público de interesse. Avalie os pontos positivos desses cases e os passíveis de melhoria. Veja o que é possível inovar em relação ao que já foi realizado e que possa impactar positivamente seu público.

<strong>CONCENTRAÇÃO</strong>

CONCENTRAÇÃO

Nesse segundo estágio do processo de maturação ao se organizar um evento, já foi adquirida alguma experiência com a realização de ações, estabelecido contato com alguns fornecedores e parceiros, e começa a formação de uma rede de bons contatos. Nessa etapa, o estabelecimento de um networking qualificado ajuda a agilizar os processos de cotação e de fechamento de contratos, e, ainda, favorece para que o organizador sinta mais segurança em sua tomada de decisões. Também é importante salientar que já se adquiriu mais conhecimento empírico sobre os grupos de stakeholders e sobre quais valores ou entregas são importantes para eles.

<strong>EXPANSÃO</strong>

EXPANSÃO

Por fim, uma vez atingido esse estágio ao organizar um evento, conquista-se uma expertise valiosa com o planejamento e a execução de eventos. Aqui, processos operacionais foram aperfeiçoados, redes de contatos foram fortalecidas e ações de qualidade já foram realizadas.Agora é preciso pensar em como gerar novamente o chamado "fator uau!" junto ao seu público, como captar novos patrocinadores, como monetizar melhor as ações etc. Em eventos, é preciso, sim, uma base sólida que se mantenha a cada nova edição. No entanto, para fidelizar seu target e conquistar um novo público, é sempre necessário se atualizar, diferenciar e surpreender, seja na escolha do local, das atrações, do buffet etc.

 

Voltar